O transporte de cargas nada mais é do que o processo de entrega de uma mercadoria para determinado destino, sendo que este tanto pode ser direcionado para o cliente ou uma empresa parceira. Além disso, também faz parte da logística de transporte. Por esse motivo, a entrega de mercadorias precisa de planejamento, principalmente para reduzir custos e cumprir prazos estabelecidos.
Neste sentido, para que o transporte seja realizado de forma correta, requer conhecimento sobre as etapas do planejamento. Desse modo, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos tudo que precisa saber sobre o transporte de cargas.
Como funciona o transporte de cargas e quais suas etapas?
O transporte de cargas funciona de diferentes maneiras, já existem vários tipos de mercadorias. No entanto, há algumas etapas consideradas padrão para todo e qualquer processo. Sendo assim, entre essas etapas podemos destacar:
Escolha do transporte
Primeiramente, deve-se escolher o veículo adequado para realização da entrega da mercadoria. Em vista disso, o processo levará em conta se a empresa efetua a entrega com veículos próprios ou terceirizados. Isso porque, quando a entrega é própria é necessário profissionais capacitados para averiguar as necessidades da empresa e o veículo adequado. Já no caso de parcerias, é preciso conversar com as partes envolvidas e verificar os veículos disponíveis.
Manutenção dos veículos
O próximo passo é identificar se o veículo escolhido está adequado para efetuar a viagem. Logo, é necessário realizar manutenções preventivas a fim de analisar se todas as peças estão funcionando corretamente. E caso haja algum problema no automóvel, é preciso solucioná-lo para então seguir viagem.
Emissão de documentos
Antes que a mercadoria seja transportada é necessário que se emita os documentos necessários. Dado que, o motorista só poderá fazer as entregas com a nota fiscal dos produtos e a autorização determinada de acordo com cada operação.
Planejamento de rotas
O planejamento de rotas é imprescindível para assegurar que os produtos sejam entregues dentro do prazo e com redução de custos. Com isso, será possível traçar o percurso de entrega que vise rapidez e gere menos prejuízos. Isto significa que serão verificadas quais ruas estão muito danificadas e assim evitá-las, por exemplo. Além disso, avalia-se o caminho mais seguro, evitando roubos e auxiliando no controle de estoque.
Coletas e conferência de mercadorias
A coleta e conferência das cargas é feita no intuito de verificar a quantidade de itens, e em seguida, registrá-los. Sendo que esta etapa é realizada no centro de distribuição, com o processo feito pela equipe responsável por fazer o carregamento da carga. Essa conferência dos produtos é importante porque evita que sejam entregues mercadorias com danos e ainda mantém-se o controle sobre os mesmos.
Controle do descarregamento
Para finalizar, a última etapa refere-se ao descarregamento. É onde as mercadorias são retiradas dos veículos para a sua entrega. Neste momento, é necessário conferir se as mercadorias estão conformidade com a lista.