A logística reversa tem se tornando cada vez mais importante para o setor, já que trata-se basicamente de uma logística inversa à tradicional. Isso porque, em geral, a sua função é o retorno de mercadorias seja por devolução do consumidor, ou ainda para o descarte correto de produtos.
Sendo assim, as transportadoras que atuam com esse tipo de logística, contam com essa atividade como diferencial, em busca de satisfazer as necessidades dos clientes, além de contribuir com sustentabilidade. E as empresas logísticas que trabalham com o setor de e-commerce e comércio varejista, é praticamente indispensável que se tenha a logística reversa dentro de suas operações.
A logística reversa possui dois formatos: o de pós-venda e o de pós consumo
Logística reversa: Pós-venda
A saber, a logística reversa de pós-venda ocorre quando a mercadoria retorna à cadeia de distribuição antes mesmo que seja utilizada pelo consumidor. Neste caso, a volta do produto pode ser por algum defeito, avaria ou simplesmente pelo arrependimento de compra por parte do consumidor.
Para entender melhor, o consumidor que adquiriu o produto pode ter suas expectativas não atendidas. Devido a isso, que este processo é dividido em duas subcategorias:
E-commerce: Quando o produto não cumpre com as exigências do consumidor, e o seu uso não é de interesse do mesmo. Dessa maneira, a logística reversa cumpre com o papel de fazer com que a empresa recupere este produto, promovendo o recolhimento do item;
Varejo: Aqui os consumidores decidem cancelar a compra da mercadoria pessoalmente por que se arrependeram da compra, por inutilização da mercadoria, escolha errada da compra, entre outros.
Logística reversa: Pós consumo
Já em relação ao pós consumo, o produto adquirido já foi usado e agora necessita ser descartado de forma correta. Geralmente, essa logística é direcionada para produtos que teve o término de sua vida útil, ou ainda, por conta da validade ter chegado ao fim, tornando-se impróprio para o consumo.
Além disso, no formato pós consumo, existe a possibilidade de contar com embalagens ou produtos que tem por objetivo a preservação ambiental, ou seja, significa que o consumidor devolve o item para o comerciante ou distribuidor. Assim, a mercadoria ou parte dela é levada de volta ao fabricante, com o intuito de promover a reutilização, reciclagem ou descarte.
Só para exemplificar, esse formato tem como objetivo principal a reciclagem ou descarte devido dos produtos. Por isso, também fica conhecido como canal reverso ou inverso, visto que a empresa se prepara para receber itens ou dar-lhes o encaminhamento devido. Logo, a reutilização, reciclagem e o desmanche são as atividades praticadas no pós consumo, tendo como intuito a preservação do meio ambiente.
Reúso
Outra característica relacionada a logística reversa, trata-se do reúso, sendo que um dos maiores exemplos dessa atividade, são os famosos leilões. Dado isso, as empresas organizam métodos de logística reversa para realizar uma nova venda de mercadorias, como móveis, automóveis, livros, entre outros.
Assim sendo, o reúso nada mais é do que reaproveitamento das mercadorias que por alguma razão foram devolvidas, e por isso será criada uma nova utilidade para eles. Em vista disso, ao serem reaproveitados e reciclados dá-se outro ciclo de vida útil para os produtos a fim de vendê-los ou leila-los.
Vantagens da logística reversa
A prática da logística reversa resulta em vantagens consideráveis para as transportadoras. Como por exemplo:
Satisfação dos clientes
Certamente a maior vantagem, é a satisfação dos clientes, uma vez que as trocas e devoluções de mercadorias afetam diretamente o relacionamento entre cliente e empresa. Por essa razão, recomenda-se que ao ser solicitadas devoluções ou trocas, que sejam realizadas o mais rápido possível. Caso contrário, pode ocasionar em grandes dores de cabeça.
Redução de custos
É importante frisar que essa operação também resulta em reduções de custos, ainda mais quando feita de maneira estratégica. Um exemplo disso, é que os caminhões que voltariam vazios das entregas, contarão com a possibilidade de realizar a prática reversa, ou seja, de buscar algum produto e trazê-lo novamente a cadeia de distribuição ou para descarte, e com isso economizar gastos com combustível.
Diferencial competitivo
O diferencial competitivo é uma das buscas incessantes do mercado, e a logística reversa promove esse diferencial, pois ao contar com essa atividade ganha-se uma vantagem importante em relação aos concorrentes. Em vista disso, a empresa é considerada uma organização que se preocupa com o bem-estar dos clientes e consumidores finais, e ainda ajuda a promover a preservação do meio ambiente.
Neste contexto, possibilita outros resultados benéficos como destaque no ambiente corporativo e auxilia na realização de grandes parcerias. Além disso, com uma boa política de troca ou devoluções de produtos, aumenta a satisfação dos clientes e torna-se importante estratégia de marketing, visto que esses clientes certamente vão indicar o seu negócio.
Diante disso, a logística reversa é uma prática cada vez mais essencial para o setor, o qual visa ações que atendam as necessidades dos clientes e consumidores, além de promover a sustentabilidade e as novas demandas.