O e-commerce tem crescido exponencialmente nos últimos anos e se tornado uma das maiores oportunidades de negócios, principalmente para as transportadoras. Isso porque como é um segmento de vendas online, o qual exige serviços de entregas, com isso muitos empreendedores contratam os serviços oferecidos pelas transportadoras.
Diante disso, atualmente a logística deste segmento é considerada um dos maiores desafios do setor. E quando uma transportadora se dispõe a auxiliar o setor e solucionar os gargalos existentes, isso se torna um grande diferencial competitivo, por consequência uma oportunidade de negócio.
Por essa razão, ser especialista de entrega ao e-commerce pode ser uma oportunidade imperdível e bastante rentável. Ainda mais porque as compras online vêm crescendo consideravelmente, principalmente por causa da pandemia. Ou seja, isso quer dizer que os serviços de entregas para este segmento tem sido uma necessidade.
E como aproveitar esta oportunidade?
Certamente o primeiro passo é se organizar para conseguir atender as necessidades que exigem o e-commerce. A próxima etapa é disponibilizar opções diferentes de entregas, os quais evitem transtornos, adversidades e atenda as demandas de cada cliente.
Dado isso, é importante elaborar um planejamento que identifique os objetivos e necessidades dos clientes e também dos consumidores finais. Além do mais, estabelecer os valores referentes às entregas de acordo com a distância, custo do transporte e prazos de entregas.
Com relação aos meios de entregas é essencial diversificá-los, com a possibilidade até mesmo de entrega no mesmo dia, ou no dia seguinte. Atualmente os tipos de entregas mais comum neste caso, são as fracionadas e as expressas. Já que as transportadoras dispõem de veículos tanto de pequeno, médio ou grande porte e assim fazem entregas proporcionais ao volume do pedido.
Assim também, é recomendado utilizar de veículos com maior eficiência quanto ao consumo de combustíveis. Além disso, coordenar múltiplas entregas certamente maximizará a eficiência logística.
Para garantir uma entrega de qualidade é necessário que o produto chegue ao seu destino final em perfeitas condições. Logo, mercadorias frágeis precisam de cuidados especiais tanto na embalagem como durante o transporte, a fim de evitar possíveis danos.
A saber, o segmento do e-commerce conta com eventos sazonais, em que neste período as compras aumentam. Como por exemplo, dia das mães, natal, Black Friday, dia das crianças, dia dos namorados, dia dos pais, entre outros. Dessa maneira, criam novas oportunidades, mesmo que às vezes seja apenas temporário, necessitando ainda mais dos serviços de entregas.
As oportunidades geradas pelo e-commerce as transportadoras, também aumentaram por conta do histórico de greve dos correios. Além do que, podem oferecer serviços de logística terceirizada, ou seja, não apenas de entregas como também os de estocagem e empacotamento.
Por outro lado, a otimização da logística reversa também é um fator relevante, já que com isso atende as expectativas do cliente quando precisa exercer do direito de arrependimento, ou ainda a simples troca de mercadoria.
Portanto, o e-commerce gera diversas oportunidades de negócios no setor logístico. Visto que possibilita múltiplas entregas por causa das suas vendas e operações online, e assim as transportadoras se tornam cruciais neste segmento.