A inteligência artificial tem estado cada vez mais presente nas operações logísticas e se tornado crucial para os otimizar os negócios. Isso porque, trata-se de um recurso que oferece diversas vantagens e possibilidades, ainda mais quando integradas a outros sistemas e conceitos.
O que é inteligência artificial na logística
A saber, a inteligência artificial na logística ou simplesmente IA, é a ciência da computação que utiliza máquinas e sistemas que reproduzem a capacidade do ser humano de pensar e solucionar problemas de modo automático. Ou seja, o conceito de inteligência artificial é ligado a tecnologia com habilidade de pensar e agir como as pessoas humanas.
Neste sentido, esta é uma forma de diminuir os trabalhos manuais e repetitivos do dia a dia, com isso haverá ganho produtivo nas operações logísticas, aumento da performance e melhores resultados.
Logo, entende-se que IA é a utilização de tecnologias, como programas, softwares e aplicativos que tem como objetivo potencializar os processos. Assim, a otimização ocorre em diversas fases como no gerenciamento, na armazenagem, transporte, gestão de frotas e até no monitoramento dos motoristas.
Como funciona a IA na logística?
Primordialmente, a principal tarefa da IA na logística é automatizar os processos, uma vez que as atividades rotineiras serão realizadas por máquinas, com a capacidade de tomar decisões e definir o melhor procedimento para cada caso.
Desse modo, os softwares poderão ser implementados no recebimento de mercadorias, armazenamento de estoque, separação de produtos, no processo de entrega, devoluções, entre outros.
Benefícios da Inteligência Artificial
Os benefícios da inteligência artificial são os mais diversos, os quais tornam as operações mais eficientes. Entre os quais estão:
Otimização das tomadas de decisão
Com a inteligência artificial a tomada de decisão é otimizada e mais assertiva, visto que buscará as melhores soluções e ainda reduzirá significativamente as chances de erros.
Redução de falhas
Um dos principais benefícios gerados pela IA é a redução de falhas durante o processo logístico, visto que é possível prever e evitar falhas. Por consequência, haverá menos chance de retrabalho, dado que as tomadas de decisão serão feitas de maneira mais cuidadosa.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade tem relação direta com a redução de falhas. Isso porque um sistema de produção precisa ser ampliado a partir da detecção dos mínimos erros e da aplicação de ações mais eficientes que evitem ou corrijam antes de maiores problemas.
Redução de custos
A partir das tomadas de decisão mais assertivas, a IA permite uma redução de custos consideráveis. Isso ocorre por meio das seguintes otimizações: do planejamento de rotas, gerenciamento de estoque, manutenção dos veículos, redução de gastos de combustível, entre outros.
Armazenamento
No armazenamento, o uso de inteligência artificial é primordial para realizar a contagem minuciosa do estoque, prever demandas e calcular quantidades dos produtos. Dessa forma, contribuirão para deixar estoques mais enxutos e reduzir desperdícios
Otimização do transporte
Os softwares referentes ao IA também otimizam o transporte por meio dispositivo que favorece a comunicação rápida entre empresa e motorista durante toda a rota. Assim, promove melhorias no processo de entrega, sendo possível que o comprovante de recebimento seja assinado de maneira eletrônica.
Monitoramento
O monitoramento de entregas em tempo real é uma das principais tecnologias utilizadas pelas empresas logísticas e com a IA tem sido aprimorado. Devido a isso, possibilita analisar como os motoristas estão dirigindo, detecta falhas mais facilmente, controla gastos com combustível e manutenção.
Planejamento de rotas
Considerado um dos mais importantes benefícios, o planejamento de rotas, trata-se de organizar o transporte, distribuição e entrega, aumentando assim a eficiência desse processo. Em vista disso, permite escolher rotas mais seguras, com melhor infraestrutura, caminhos mais rápidos e ainda evitar fluxos intensos de trânsito.
Maior satisfação dos clientes
A satisfação dos clientes é prioridade no setor logístico, por isso, todas as ações têm como objetivo atrair, satisfazer e fidelizar os clientes. E a inteligência artificial tem papel crucial para tais objetivos, dado que existem ferramentas que auxiliam a melhorar o relacionamento com o cliente.
Portanto, a inteligência logística proporciona diversos benefícios que são cada vez mais importantes para o setor. Os quais também são considerados diferenciais competitivos fundamentais para se destacar no mercado.