Fique por dentro: Como funciona o rastreamento de cargas

23 de novembro de 2021

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no setor logístico, uma vez que oferece diversos benefícios relevantes, por isso, entre tais sistemas estão por exemplo, o rastreamento de cargas.

Em vista disso, o rastreamento é um software que auxilia as operações logísticas por meio de geolocalização e informações atualizadas. De modo geral, é utilizado um dispositivo de GPS que envia o posicionamento em tempo real sobre o transporte, assim é permitido que se acompanhe em mapas digitais, integrados a sistemas de gestão de frotas.

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir explicaremos como funciona o rastreamento de cargas. Confira e fique por dentro!

Afinal, como funciona o rastreamento de cargas?

A saber, o rastreamento de cargas possibilita que a equipe de logística e os clientes recebam informações relacionadas a carga que será entregue. Deste modo, costuma-se enviar mensagens via SMS ou e-mail, principalmente com informações relacionadas a saída para entrega, possibilidade de atrasos e data estimada da entrega.

Sendo assim, com o GPS verifica-se o posicionamento do transporte em tempo real. Mas, além disso, disponibiliza dados como aceleração do veículo, abertura de portas, períodos de pausa, jornada de trabalho do motorista, entre outros.

Existem ainda outras formas de rastreio, como é o caso da radiofrequência, porém, este sistema faz somente o monitoramento das cargas em tempo real. Além da telemetria, que é mais completa, pois realiza o rastreio de mercadorias, registra dados de frenagens e períodos de parada do veículo, tudo isso via sinais de rádio de satélite.

Passo a passo para realizar o rastreamento de cargas eficiente 

Para realizar o rastreamento de cargas eficiente é necessário seguir algumas etapas:

Primeiro de tudo, o embarcador contrata a transportadora no intuito de realizar o transporte de cargas. Com isso, o próximo passo é coletar as mercadorias, levá-las ao terminal de cargas, e em posse da NF-e, a transportadora emite o documento CT-e e o manifesto de viagem. E, seguidamente, é quando se inicia a disponibilização das informações a fim de rastrear as cargas.

Quando este sistema for automatizado, por meio do login e senha, torna-se possível rastrear as mercadorias e transmitir os dados. Por outro lado, tem sistemas que disponibilizam para o cliente informações em tempo real, cada vez que é inserido dados sobre a encomenda, o embarcador recebe o e-mail com a atualização e consulta pelo site. Por fim, caso a entrega seja realizada conforme o esperado, se dá baixa no sistema e finaliza o processo.

Ademais, também existem sistemas que ao entregar a mercadoria, colhe a assinatura do cliente ou consumidor final e por meio de aplicativo manda cópia do documento assinado para uma central que finaliza a operação.

Entretanto, podem ocorrer possíveis adversidades no trajeto de entrega, o que consequentemente alteraria essas etapas mencionadas. Exemplo disso, são acidentes, extravios de cargas, roteirização errada, roubos, sinistros e atrasos. Neste contexto, o ideal é que haja ações voltadas para cada tipo de problema, já que assim caso algum deles ocorra, facilitará tomar as devidas precauções.

Principais formas de realizar o rastreamento

Dentre as principais formas de realizar o rastreamento de cargas estão:

Aplicativos via site – Este tipo de rastreio é feito de maneira online, por meio de links que permitem a transportadora acompanhar as informações. A sua principal vantagem é acompanhar tudo que acontece de forma online, assim caso ocorra alguma adversidade poderá agir mais rapidamente.

Aplicativos para dispositivos móveis – Neste caso, a rastreabilidade é feita através de aparelhos celulares, mas utilizando o mesmo método dos app via site. Contudo, a sua principal vantagem é a possibilidade de acompanhar as informações de qualquer lugar.

Remota – Trata-se da forma mais antiga de rastreio, o qual ocorre por meio da sua base e o motorista da coleta ou entrega. Ainda é bastante utilizada por empresas localizadas no interior do país, por causa da sua simplicidade nas operações.

Portanto, o rastreamento é um sistema de tecnologia muito utilizado e cada vez mais importante no setor logístico, visto que funciona com intuito de disponibilizar informações sobre o transporte em tempo real. Dessa maneira, é possível acompanhar tudo que estiver acontecendo durante o trajeto, da coleta até a entrega.

Conheça nossas Soluções Logísticas