O uso de tecnologia na logística tem se tornado cada vez mais importante nas operações do setor, uma vez que assegura maior qualidade e agilidade nas etapas de produção. Com isso, entre tais recursos estão a torre de controle logístico, o qual proporciona o acompanhamento dos processos em tempo real e consequentemente auxilia na satisfação dos clientes. Além disso, aumenta o desempenho dos resultados, centraliza e coordena os processos, os tornando mais eficientes.
Diante disso, a fim de entender melhor sobre este assunto, veja a importância da torre de controle na logística. Acompanhe a seguir e fique por dentro!
O que é torre de controle logístico?
A torre de controle é uma central de integração das operações logísticas, o qual une todas as informações necessárias para o devido gerenciamento das atividades. A partir disso, tem-se uma visão completa e em tempo real de cada processo, assim, possibilita monitorá-los e realizá-los com maior assertividade.
Neste contexto, a torre é recomendada para empresas logísticas que possuem cadeia de suprimentos global, e ainda, que tenham complexidade do gerenciamento das operações. Isso porque, ela serve como base para a tomada de decisões, além de permitir aos gestores identificarem os gargalos existentes e em seguida resolvê-los em tempo hábil, evitando-se prejuízos.
Características da torre de controle
Para que a torre de controle opere corretamente são necessários três pilares: tecnologia, pessoas e processos.
Tecnologia
Primordialmente, é crucial a implementação de recursos tecnológicos, pois darão maior suporte ao processamento de informações. Só para exemplificar, sistemas como o ERP, TMS, sistemas de rastreamento e de comunicação com o motorista, possibilitam uma visão em tempo real das operações.
Pessoas
As pessoas serão responsáveis pela análise crítica e tomada de decisão a partir das informações e relatórios gerados pelas ferramentas tecnológicas. Assim também, deve-se criar estratégias para atuarem nas soluções dos problemas encontrados.
Processos
Este é o principal foco de uma torre de controle logístico, os processos, já que permitirá realizar:
- Planejamento logístico;
- Pagamento de faturas;
- Auditoria de fretes;
- Cotações;
- Análise eficiente das entregas;
- Acompanhamento no transporte de cargas.
Atuação no transporte rodoviário de carga
O transporte rodoviário de cargas é o modal que mais utiliza a torre de controle logístico, sendo então esta a principal atuação desse sistema. Sendo assim, por meio dele ocorre o monitoramento em certas particularidades do transporte como:
Tempo ocioso e movimentações desnecessárias – neste caso, permite aos gestores visualizar rotas que aumentam o custo operacional, com o objetivo de proporcionar alternativas inteligentes.
Ociosidade veicular – São analisadas informações relacionadas a capacidade do veículo e o seu uso. Deste modo, facilita a visualização do gestor sobre o planejamento, com a intenção de evitar casos de ociosidade veicular desnecessária e negativa.
Custos operacionais – Este ponto trata-se das informações relacionadas aos custos operacionais, como por exemplo, o consumo de combustível, insumos, pneus e peças.
Turnover – Auxilia na redução de casos de turnover, dado que avalia a aplicação de melhorias na jornada de trabalho dos motoristas e da equipe operacional.
Benefícios da torre de controle
Em geral, o principal benefício ocasionado pela torre de controle é a redução de custos nas operações. Pois, esta é uma solução que ajuda a otimizar entregas e regimes internos, além de evitar o desperdícios de recursos.
Sendo assim, há oportunidades de ganhos e visibilidade, já que permite o aumento na margem de lucro das transportadoras. Além do mais, proporciona agilidade e eficiência, ou seja, é um sistema importante para as operações logísticas.
Portanto, a torre de controle logístico é um importante recurso para as transportadoras, principalmente pelos resultados positivos. Por isso, a Ceu dispõe de torre de controle logístico, visando garantir qualidade, agilidade e eficiência em seus processos.