Entenda como funciona o armazenamento de cargas

24 de fevereiro de 2022

O armazenamento de cargas é parte crucial das operações logísticas, uma vez que é responsável pelo gerenciamento dos materiais quando estocados, sejam insumos ou produtos acabados. Deste modo, é preciso garantir estocagem eficiente e para isso, torna-se importante dispor de estrutura adequada do espaço físico e atender os procedimentos corretos de cada produto.

E como funciona o armazenamento de cargas?

Primeiramente, no armazenamento de cargas ocorre a entrada do produto, e em seguida, são aplicados os seguintes procedimentos:

Recebimento;
Conferência;
Identificação;
Estocagem;
Embalagem;
Separação; e
Expedição.

Com isso, busca-se que os produtos mantenham sua integridade e segurança, a partir da execução correta desses procedimentos. Sendo assim, cada um deles são realizados da seguinte maneira:

Recebimento 

Esta é a primeira etapa do processo de armazenamento, o qual ocorre nas docas do armazém, onde possibilita o descarregamento dos produtos.

Conferência 

Parte importante do processo principalmente para ter o controle do estoque, já que, é a partir disso que possibilita detectar possíveis avarias nos produtos, faltas, excesso de quantidade, entre outros. Em vista disso, reduz os erros relacionados a toda operação, sendo então necessário a adoção de ações padronizadas para que a conferência seja feita corretamente.

Identificação

Os produtos são identificados com códigos de barras para facilitar caso ocorra qualquer movimentação ou contagem das cargas. Neste sentido, esta atividade pode ser realizada manualmente, entretanto, não gera a mesma eficiência de quando se utiliza dos softwares com algoritmos inteligentes e com alto nível de automação.

Estocagem 

Após todos esses procedimentos mencionados, os produtos passam para o local de armazenamento, onde farão parte do estoque. Por essa razão, em caso de movimentação desses itens, deve-se registrar sua saída no intuito de que não ocorram problemas nas outras etapas. Além disso, recomenda-se ao gestor a otimização do espaço para que facilite a movimentação. Por isso, o ideal é que os gestores estudem as melhores práticas e organizem adequadamente cada item.

Separação (Picking) 

Nesta fase dará início a preparação das mercadorias que serão enviadas para entrega. Em geral, eles são identificados no sistema, localizados no armazém e levados ao espaço de separação. Logo, é preciso organizar um planejamento e adotar métodos para que não haja falhas, pois, qualquer erro trará grandes prejuízos. A saber, a separação tanto pode ser manual como automatizada, fica a critério do gestor.

Embalagem (Packing) 

Antes de mais nada, esta etapa não se aplica em todas as mercadorias, visto que algumas possuem embalagens próprias. E nesse caso não é necessário passar pelo processo de embalagem, vai direto para expedição. Desse modo, só passarão por esta etapa produtos que não vem embalados, e cada um será embalado conforme suas características, mas com a mesma finalidade, manutenção da integridade.

Expedição

Trata-se da etapa final, em que a carga é embarcada no transporte para seu destino final. Outra questão que também acontece nesta etapa, é a parte burocrática relacionada a documentação do produto, notas fiscais, informações do destino, dentre outros. E ainda tem uma nova conferência dos produtos, já que evita-se erros com pedidos e imprecisão na gestão do estoque.

Portanto, o armazenamento de cargas possui etapas importantes, sendo que a eficiência de uma depende das outras, e quando executadas adequadamente resultam em maior agilidade e qualidade das operações logísticas.

Conheça nossas Soluções Logísticas