A logística está em constante evolução, e por isso tem buscado por soluções inovadoras que geram maior eficiência em seus processos, sendo a tecnologia a principal responsável por essas mudanças. Devido a isso, que durante as operações logísticas, etapas como armazenamento, gerenciamento de estoque e entrega, ocorre o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais sofisticadas.
Neste contexto, a seguir separamos 8 sistemas tecnológicos usados nas operações logística, além disso, entenda porque são importantes.
1 – Roteirização de entregas
Certamente, uma das tecnologias que auxilia no controle e otimização dos transportes é o roteirizador. Este sistema, possibilita realizar planejamento seja diário, semanal ou mensal, a planejar a distribuição de mercadorias, levando em consideração fatores como custos com combustível, por exemplo.
Além do mais, é possível encontrar as melhores rotas e calcular quilometragem e assim mensurar custos de fretes e analisar valores pagos a parceiros. Por esse motivo, a roteirização é uma tecnologia útil para planejar e monitorar as operações do transporte de cargas.
2 – TMS
O TMS ou sistema de gerenciamento de transporte é um sistema muito utilizado para administrar relacionamentos com transportadoras, controle de roteiro de entregas e performance de motoristas e veículos. Desse modo, essa é considerada uma solução ampla, pois possui diferentes recursos, sendo possível ainda rastrear mercadorias, fazer a gestão da expedição das cargas e planejar os fretes.
Ademais, simplifica a comunicação com parceiros, das negociações com as transportadoras, a emissão de romaneio de cargas com notas fiscais e consulta da montagem de embarques. Logo, trata-se de um software com várias funcionalidades que resultam da gestão e controle de carga.
3 – Rastreador GPS
Geralmente na logística é primordial contar com tecnologias de rastreamento, o qual permite os gestores identificarem onde os veículos se encontram. Entre essas ferramentas está o rastreador GPS, que possibilita analisar e identificar um ponto geográfico e relacionar com os veículos que estejam mais próximos. Com isso, é permitido verificar por meio do sistema de rastreamento a localização exata do veículo, inclusive com previsão da hora de chegada da carga e de possíveis atrasos.
4 – ERP
Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP, é um software que integra todas as outras ferramentas e gerencia todos os processos e setores logísticos. Em vista disso, é direcionado para o planejamento dos recursos da empresa.
Além disso, gerencia as informações de processos administrativos e operacionais, centralizando informações e fluxos de trabalhos. E ainda permite aos gestores acesso eficaz, rápido e seguro a dados com relatórios que servem para a tomada de decisões. Ou seja, consegue unir todos os setores, compartilha e processa dados e informações sobre toda a empresa.
5 – WMS
WMS sigla para Warehouse Management System, também conhecido por sistema de gerenciamento de armazém, trata-se de uma tecnologia importante para os centros de distribuição. Já que integra processos com eficiência, além de registrar as movimentações ocorridas no armazém. Dessa forma, esta tecnologia marca local e horário em que uma ação foi realizada e calcula recursos e tempo utilizados para tais atividades.
Assim também, confere todo volume de produtos recebidos de maneira automática, mantendo em registro possíveis erros ocorridos. Sendo possível armazenar, localizar e expedir mercadorias de maneira simplificada, tornando os processos mais fluidos, dinâmicos e menos burocráticos.
6 – RFID
Radio-Frequency Identification (RFID) ou identificação por radiofrequência é um sistema tecnológico que otimiza o gerenciamento do setor logístico.
Sendo assim, utiliza-se da radiofrequência de rádio com intuito de obter e guardar dados com número próprio de registro de cada informação armazenada. Assim, permite manter as cargas sob controle e facilita o rastreamento de cargas com precisão.
Por outro lado, com a implantação das etiquetas, sensores e sistemas apropriados, as operações se tornam cada vez mais automatizadas, principalmente porque agiliza os processos como controle de estoque e expedição dos pedidos.
7 – CRM
A relação com os clientes é uma preocupação constante das empresas, e o Customer Relationship Management ou CRM, é a tecnologia ideal para isso. Assim sendo, o sistema de CRM quando bem implantado garante maior eficiência dos processos, na gestão de dados e ainda possibilita a fidelização dos clientes, a partir de uma melhor experiência. Pois, a logística como parte integrante do ciclo de venda impacta diretamente na satisfação dos clientes.
8 – EDI
Electronic Data Interchange (EDI), ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, facilita e confere mais agilidade à transmissão de informações. Isso porque possibilita a redução de intervenção humana durante os processos e diminuindo possíveis chances de erros.
Neste contexto, a tecnologia EDI automatiza o compartilhamento de informações entre as transportadoras e seus parceiros. O que tem tornado cada vez mais desnecessário a organização dos dados de forma manual, além de eliminar os erros de digitação.
A saber, agiliza ainda o tempo de processamento de dados, o que por consequência economiza recursos, principalmente porque diminui impressões das checagem de dados. Por meio deste sistema é permitido transmitir diferentes transações ,como por exemplo, encomendas, notas, faturas, dentre outros.