Fique por Dentro: Certificações e Licença Fator Primordial na Logística

21 de junho de 2021
certificados e licenças

O setor logístico conta hoje obrigatoriamente com certificações e licenças que são exigidos no transporte, distribuição e armazenagem de determinadas mercadorias. Isso porque, são essas documentações que garantem a qualidade, segurança e toda infraestrutura que a carga necessita.
Assim também, assegura a credibilidade da empresa e demonstra sua responsabilidade com toda logística do segmento, e isso ocasiona em maior confiabilidade da marca.

Por essa razão, seguir todas as regulamentações torna-se primordial não apenas por ser obrigatório, mas também configura como diferencial competitivo, o que facilita para o cliente no momento de escolher uma transportadora.

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir explicaremos detalhadamente as certificações e licenças e porque é tão importante na logística, confira:

Licenças e Certificações, porque tão importante?

Primordialmente, as certificações são registros cruciais que tem como objetivo comprovar a qualidade de uma empresa no mercado. Sendo que isso ocorre por meio de documentos que permitem qualificar sua eficiência e segurança em todo processo logístico. Por esse motivo, torna-se significativo atender as necessidades dos clientes, além de garantir a regularização adequada seja pela legislação fiscal, ambiental e do transporte de cargas.

Em vista disso, as certificações quando levada a sério, não ficando apenas no papel e sendo colocadas em práticas, pode até mesmo ser um dos maiores diferenciais competitivos para as transportadoras.
Ademais, as certificações e licenças resultam em múltiplos benefícios como por exemplo, alto desempenho na qualidade dos serviços prestados. Outra questão é em relação aos recebimentos destes documentos, pois em geral as empresas precisam passar por auditorias para certificar a qualidade exigida.

Assim, quanto mais certificados a empresa dispor, maior será a eficácia dos serviços prestados e ainda agregará valor à marca juntamente aos clientes. Além do que, é fundamental para quem deseja comprovar expertises em determinadas áreas, como setor farmacêutico, por exemplo.

Veja algumas licenças e certificações

A seguir listamos algumas das principais licenças e certificações consideradas primordiais para o setor logístico:

ANVISA – Trata-se da certificação da agência nacional de vigilância sanitária, o qual assegura a qualidade nos armazenamentos e transportes de diversos produtos como alimentos, saneantes, insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, equipamentos hospitalares, entre outros.
Polícia Civil – Alvará anual de Funcionamento.
Corpo de Bombeiros – Autovistoria.

IBAMA – Certificação da Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos. Este é um documento emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

CRF – Certificado de regularidade do Conselho Regional de Farmácia

ANTT – A Agência Nacional de Transportes Terrestres emite o Registro Nacional dos Transportes Rodoviários de Cargas. Trata-se de um certificado que garante a permissão para exercer as atividades de transporte terrestre dentro do território nacional.

AE (Autorização Especial) – É o documento para quem atua no segmento de medicamentos e Insumos Farmacêuticos, por exemplo.

AFE (Autorização de Funcionamento para Empresas) – Trata-se de um documento para quem atua com o segmento de correlatos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, entre outros.

ISO 9001 – Norma conhecida internacionalmente que certifica o Sistema de Gestão de Qualidade.

Portanto, os certificados e licenças são documentos extremamente importantes numa empresa logística, visto que só a partir deles é possível realizar o transporte de cargas com toda segurança e qualidade necessária.E a CEU Encomendas dispõe dos principais certificados e licenças exigidos para o transporte de cargas. Venha e faça sua cotação com a gente!

Conheça nossas Soluções Logísticas